UEPB - Repositório Digital

A prática da leitura na sala de aula do Quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Sonidelane Maria da
dc.date.accessioned 2016-03-16T17:52:47Z
dc.date.available 2016-03-16T17:52:47Z
dc.date.issued 2015-08-01
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9197
dc.description SILVA, Sonidelane Maria da. A prática da leitura na sala de aula do Quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia-PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A leitura é importante na vida escolar e social. Indispensável para inclusão social e cultural, além de preciso para o exercício da cidadania. A formação de leitores competentes não depende somente da escola. Está relacionada a outros contextos. Levando em consideração que o aprendizado da criança acontece a partir do seu nascimento e prolonga com a família e pessoas com as quais se relaciona, depende, também, do ambiente que vive. O presente trabalho tem como objetivo observar as práticas de leitura desenvolvidas no quinto ano do Ensino Fundamental analisando o papel do professor no processo de formação de leitores competentes. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com finalidade de buscar respostas para questionamentos relacionados à importância da leitura no cotidiano dos sujeitos sociais. O estudo está baseado nas pesquisas desenvolvidas por Freire (2003), Medeiros (1987), Orlandi (2001, p 117), Foucambert (1994, p.43), Silva (2002, p. 12), Ferreiro e Teberosky (1985, p.21), dentre outros pesquisadores. Através de observações nos estágios realizados e entrevistas com os sujeitos colaboradores da pesquisa é possível afirmar que as escolas envolvidas na pesquisa possuem acervos literários escolares adequados aos alunos. Observou-se, ainda, que as docentes trabalham de forma integrada desenvolvendo projetos voltados para a prática de leitura. Porém, não usam a biblioteca escolar como espaço de leitura e tal atitude não contribui para a formação de leitores competentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Papel do professor pt_BR
dc.title A prática da leitura na sala de aula do Quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta