UEPB - Repositório Digital

Contação de História: despertando o leitor para o mundo da fantasia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rêgo, Gleciana Monteiro Brito do
dc.date.accessioned 2016-03-16T18:09:25Z
dc.date.available 2016-03-16T18:09:25Z
dc.date.issued 2015-08-01
dc.identifier.other CDD 808.543
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9214
dc.description RÊGO, Gleciana Monteiro Brito do. Contação de História: despertando o leitor para o mundo da fantasia. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia-PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A história está presente em nossa cultura há muito tempo e vêm sendo transmitida de geração para geração, por isso as crianças e jovens aprendem com histórias vividas e contadas por seus pais, avós e parentes que compartilham suas experiências. Por issoas histórias podem ser contadas às crianças desde muito cedo para porque elas auxiliam as crianças na elaboração de seus sentimentos, já que as emoções sentidas por meio das narrativas preparam-nas para vivenciarem essas emoções no mundo real de forma mais racional e equilibrada. Este estudo pretendeu analisar a importância pedagógica e o modo como o professor na condição de contador pode utilizar a historia como ferramenta em sua pratica docente visando otimizar o processo de escolarização das crianças de educação infantil e das series iniciais do ensino fundamental. Buscou-se para a consecução desse objetivo realizar uma pesquisa teórica, que teve como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica, cuja se deu a partir da leitura de autores como, Abramovich (1997) Bajard (1992), Lerner(2002) Mainardes (s/d), Machado (2000), Coelho (2001), Freire (2005, entre outros. O referido artigo foi iniciado com a introdução, seguida da revisão bibliográfica na qual discutimos a contação de história abordando questões como histórico, o professor como contador de história, bem como a analise sobre a utilização dessa ferramenta na prática docente nas turmas de educação infantil e series iniciais do ensino fundamental e concluiu-se ser fundamental a utilização dessa ferramenta em sala de aula para despertar pequenos leitores, principalmente da educação infantil e estimulá-los a viver o mundo da imaginação, que nem sempre pode ser experimentado na realidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marilene Dantas Vigolvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.title Contação de História: despertando o leitor para o mundo da fantasia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta