dc.description.abstract |
O presente estudo objetivou conhecer o conteúdo e a estrutura das representações sociais de arquivologia e de arquivista construídas por estudantes do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais e na sua abordagem estrutural, a Teoria do Núcleo Central. Participaram do estudo 303 estudantes, sendo 178 graduandos dos cursos de Arquivologia (n=95), Biologia (n=33) e Relações Internacionais (n=50), e 125 alunos do Ensino Médio. Os instrumentos de coleta dos dados foram: teste de associação-livre de palavras a partir dos estímulos arquivista e arquivologia, e questionário semiestruturado. Os resultados indicam que para os graduandos de Arquivologia e Relações Internacionais, os possíveis elementos centrais da representação de arquivista são: arquivo, documento e profissional. Arquivo e livro são centrais para os alunos de Biologia, e documentos e pessoas, para os do Ensino Médio. No sistema periférico da representação de arquivista, o elemento organização é compartilhado por todos os grupos. Na centralidade da representação de Arquivologia, o elemento arquivo é comum aos grupos, enquanto curso e universidade são periféricos. Embora os conteúdos da representação social de arquivologia e arquivista se estruturem de modo distinto entre os grupos, sua representação é praticamente a mesma. A exceção se dá porque livro e biblioteca não são conteúdos compartilhados pelos alunos de Arquivologia, e que apenas eles compartilham os conteúdos gestão/gestor, memória e massa documental. |
pt_BR |