A finalidade dessa pesquisa é refletir sobre a influência do ensino remoto na aprendizagem de Geografia, para os estudantes da Educação básica, especialmente da 3ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica ...
A análise de como vêm se configurando os papéis dos professores e estudantes no ensino de
Geografia de forma remota, a partir da vivência como professor na Escola Cidadã Integral
Técnica Monsenhor José da Silva Coutinho, ...
Este trabalho discute a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência – PIBID como políticas educacionais na formação inicial e continuada de
professores, relatando experiências e vivenciadas ...
A construção de saberes voltados para o estudo das principais categorias de análise da ciência geográfica, a saber: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, com ênfase no uso de estratégias didáticas ...
Na dinâmica do mundo contemporâneo, as mudanças são constantes em todos os setores, e a tendência da inserção da tecnologia e metodologias diferenciadas como apoio ao ensino-aprendizagem surge como aliada da educação ...
Muito vem se discutindo sobre a utilização de recursos midiáticos como abordagem didática para o ensino de Geografia para superar práticas mnemônicas e aproximar os conteúdos da realidade vivida do aluno. Neste sentido, ...
Muito vem se discutindo sobre a utilização de recursos midiáticos como abordagem didática para o ensino de Geografia para superar práticas mnemônicas e aproximar os conteúdos da realidade vivida do aluno. Neste sentido, ...
O presente trabalho tem como contribuição refletir sobre a formação docente e práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal José Francisco Bezerra, localizada no Sítio ...
A atual pesquisa reflete sobre as questões ambientais e a urgência de processos de mediação dessa temática na educação básica, nas aulas de Geografia. Assim, entendemos a urgência do tema onde o Planeta vivência um processo ...
Com o intuito de mediar o processo de construção de conhecimento em Geografia durante o Ensino Remoto Emergencial – ERE, vivenciado durante o período de isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, foram realizadas ...
A Geografia como ciência atrelada a estudar o espaço produzido e transformado pelo homem, se constitui como disciplina nos currículos escolares no oferecimento de um conhecimento sistematizado para a formação do cidadão ...
A partir da suspensão das atividades presenciais, no mês de março de 2020, devido a situação pandêmica ocasionada pelo novo coronavírus, os estudantes dos diversos níveis de ensino tiveram sua rotina alterada. Diante desse ...
O processo didático na perspectiva do ensino-aprendizagem abrange uma ampla discussão nas diversas áreas do conhecimento, como a Ciência Geografia não é diferente, é preciso promover atividades escolares que tenha como ...
Diante da ênfase da formação do professor de Geografia, a presente pesquisa nos mostra a importância do Estágio Supervisionado como sendo a primeira experiência na formação de um professor de Geografia. O estágio é uma ...
Atualmente é impossível dissociar educação básica de inclusão, visto que os números de matrículas para esse público têm crescido, e há uma justificativa para isto, pois outrora os deficientes eram reprimidos e não tinham ...
Paulo Freire expõe em suas obras que o processo de ensinar não se resume na passagem de conceitos e teorias existentes ou pré-existentes. Mas, no desenvolvimento de possibilidades de forma original e autônoma de se ...
Dado o cenário de paralização dos estabelecimentos de ensino que deixou mais de 1,5 bilhão de alunos sem aulas presenciais em mais de 190 países devido a pandemia de Covid-19 no ano de 2020, o Ensino Remoto Emergencial ...
Quando um grupo de indivíduos se une para avaliar a realidade da educação
no nosso país a tendência mais previsível é o surgimento de inúmeras críticas aos
métodos aplicados, performance dos alunos, infraestrutura das ...
Para compreendermos a formação do professor de Geografia é indispensável pensarmos as singularidades e desafios da sua formação inicial, especialmente quando pensamos na dimensão da educação e das práticas educativas, na ...
A pesquisa em questão apresenta as contribuições das geotecnologias e uso desses recursos como instrumentos auxiliares das práticas didático-pedagógicas nas aulas de Geografia no Ensino Básico, destacando assim, a importância ...