Resumo:
Este trabalho aborda a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e como as práticas pedagógicas auxiliadas por recursos tecnológicos digitais contribuem para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem de pessoas não escolarizadas no tempo devido. Discorre também sobre como estes grupos encaram as tecnologias nas suas práticas sociais. Partindo dessas questões, buscou-se reconhecer a relação desses jovens e adultos com os chamados “nativos digitais”, analisando suas principais dificuldades diante do manuseio das tecnologias no cotidiano; caracterizar a utilização desses recursos, pedagogicamente, nas turmas da EJA, destacando as vantagens e limitações encontradas no manuseio dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino; e por fim, investigar o impacto concernente ao interesse, à participação e motivação dos alunos. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa de natureza teórica e empírica, cujo campo de investigação foi uma Escola Estadual, que oferece a Educação de Jovens e Adultos no município de Pombal, estado da Paraíba e que recebeu o projeto “Uso Pedagógico do Tablet Educacional”. O questionário foi o instrumento de coleta de dados aplicado com alunos e professores. Sendo assim, os participantes, diretamente envolvidos nesse processo, contribuíram com este trabalho, por meio de suas ópticas sobre as vantagens e dificuldades encontradas em seu dia a dia e na instituição de ensino pesquisada, em relação ao uso dos recursos tecnológicos; e se mostraram conscientes sobre a contribuição do auxílio dessas ferramentas no ensino e nas práticas sociais, porém enfrentam limitações no manuseio desses recursos, além de certa indisponibilidade, por parte da escola, ao oferecer esses mecanismos.
Descrição:
ASSIS TERCEIRO, A. F. Práticas Pedagógicas e uso de recursos tecnológicos digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2015. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.