Resumo:
Compreendo que os jogos e as brincadeiras tem se tornado instrumentos pedagógicos importantes para o desenvolvimento infantil e são utilizados no ambiente escolar desde as fases iniciais da vida escolar dos indivíduos, delimitou-se o objetivo desta pesquisa como sendo o de descrever uma experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II, na Creche Municipal Pró Infância Maria Graciete Ramos Castro, no município de Gurjão–PB. A experiência foi realizada com crianças 0 a 5 anos de idade, no período de 26 a 30 de maio do ano de 2014. Este trabalho se justificou pela relevância da inclusão do lúdico no programa curricular da Educação Infantil. A discussão do tema proposto para investigação tomou por base teórica autores como Azola (2010), Meneses (2009), Machado (2015) e o documento elaborado pelo Ministério da Educação – MEC Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI. Sendo assim, pretende-se apresentar dados qualitativos a respeito da utilização de atividades lúdicas no ambiente escolar com o fim de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de crianças em fase da Educação Infantil, modo a buscar apontar possibilidades de intervenção pedagógica no processo de desenvolvimento das crianças utilizando de instrumentos como os jogos e brincadeiras no cotidiano de sala de aula.
Descrição:
ALVES, Flavia de Farias. Aprendendo com o lúdico: relato de uma experiência na creche Pró-Infância Maria Garciete Ramos Castro da cidade de Gurjão-PB. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]