dc.description.abstract |
Por meio do avanço significativo da capacidade de processamento dos computadores, pode-se perceber como se tornou eficaz a busca por informações através de sistemas computacionais, principalmente na área da educação. Devido a essa incessante busca, pesquisadores tiveram a motivação para estudar um dos campos da inteligência artificial - os sistemas interativos -, pois estes facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Os sistemas interativos, dentre outros benefícios, destacam-se por atrelarem a atenção dos alunos, testar os conhecimentos e permitir a construção individual do ritmo de aprendizagem. Nesse contexto, foi proposto nesse trabalho a inserção desses sistemas interativos como uma ferramenta de auxilio no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática. Partindo dessa ideia, foi escolhido um software educacional classificado como um software interativo, o Educandus, para a sua utilização na Escola Municipal Eliza Maria de Morais, localizada no município de São Bento – PB, e posteriormente, relatada e analisada a experiência com os alunos dessa instituição. Os métodos utilizados para a realização de tal objetivo foram o estudo de caso e monográfico, seguidos de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, e exploratório. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionários e de testes aplicados, o procedimento escolhido para a análise dos dados foi o modelo longitudinal, pois a pesquisa trabalhou com os grupos de controle e intervenção. Evidenciou-se com este trabalho que os sistemas interativos representam uma nova forma de aprendizagem e que sua inserção nas salas de aulas é de grande valia, bem como a utilização destes pelos os alunos em suas casas. A interação presente devido a sua utilização tem o propósito de deixar de lado o individualismo, passando a dar maior importância às relações existentes entre aluno/professor. |
pt_BR |