Resumo:
Esta monografia apresenta um estudo que analisa a visão dos professores e alunos referente à utilização das Tecnologias Digitais Móveis (TDM) como recurso pedagógico. A investigação realizada teve abordagem quanti-qualitativa, com opção metodológica pelo estudo de caso, com três unidades de análise. Participaram do universo da pesquisa 58 (cinquenta e oito) alunos de 3 (três) escolas localizadas na cidade de Patos-PB, do 3° ano do período matutino, dos níveis de ensino médio e médio-técnico, bem como 14 (quatorze) professores que lecionavam nas mesmas escolas. Utilizou-se como embasamento teórico as reflexões de Jenkins (2008), Merije (2012) e Póvoas (2013) que abordam sobre a era da convergência e a cultura da mobilidade, Moura (2009, 2010, 2011), Fonseca (2013) e Souza (2012) que versam sobre a utilização das TDM como ferramenta pedagógica, bem como Lígia (2013), Santaella (2008) e Rocha (2012) que tratam sobre a educação ubíqua. Como resultado, foi constatado que mesmo diante da proibição dos celulares em sala, pela Lei Estadual n° 8. 949, de 03 de novembro de 2009, alguns professores permitem seu uso em sala e já utilizaram como recurso pedagógico. O estudo revelou ainda o grande interesse dos alunos na utilização desse recurso no processo de ensino-aprendizagem, e crença do potencial do celular para apoio ao estudo.
Descrição:
MONTEIRO, H. S. Uso de tecnologias digitais móveis no ambiente escolar: integrar ou proibir? 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.