Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa-ação acerca da robótica educativa no
ensino médio, tendo como ferramenta de análise de dados a realização de um projeto desenvolvido
na Escola Padre Jerônimo Lauwen, na cidade de Santa Luzia, Paraíba, com os alunos das três anos
do ensino médio. A pesquisa ocorreu no período letivo de 2012 e 2014, quando foram realizadas
atividades de produção e simulação de robôs, utilizados na intenção de integrar as diferentes
disciplinas do currículo. A utilização da robótica proporcionou o estudo de teorias físicas, químicas
e matemáticas, quando foram trabalhadas diferentes ferramentas, como a robótica com sucata e kits
de robóticas educativa. Para embasamento teórico da presente pesquisa, foram utilizados as ideias
de Papert, Teixeira e Silva. Como ferramenta de avaliação dos trabalhos foi analisado a participação
estudantil, sua assimilação da robótica às disciplinas do currículo escolar e seu desenvolvimento
escolar.
Descrição:
SANTOS, J. T. G. A Robótica Educacional como Metodologia de Integração do Currículo do Ensino Médio. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.