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O trabalho intitulado “Concepções dos (as) professores (as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana” teve como principal objetivo analisar a compreensão de professoras acerca de desenvolvimento e aprendizagem humana. A pesquisa de caráter qualitativo, através da aplicação de entrevistas para obtenção dos dados, foi desenvolvida com nove professoras, atuantes na educação infantil e no ensino fundamental I, nos turnos manhã e tarde de uma escola da rede pública do município de Boqueirão-PB. Nove perguntas foram introduzidas referentes a desenvolvimento e aprendizagem humana, dentre elas: a compreensão das professoras sobre desenvolvimento e aprendizagem; como se dá a aprendizagem; relação entre esses processos; principais teóricos que tecem essa abordagem; os conceitos que os autores citados destacam que são relevantes para prática. Na fundamentação, nos apoiamos nos estudos epistemológicos de Vigotski e de outros autores. As análises dos resultados apontaram que as entrevistadas compreendem os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana como indissociáveis, porém, a minoria explicou com coerência esses processos em Vigotski e Piaget. Pudemos observar que o nível de compreensão dos docentes é mínimo, chegando a confundir a teoria de Vigotski com demais teóricos da psicologia, o que corrobora com as colocações de Duarte (2006) sobre as práticas do “aprender a aprender” (construtivismo), presentes na sociedade contemporânea. As investigações científicas, segundo o referencial teórico e os depoimentos, levaram-nos a concluir a necessidade de uma reestruturação nas práticas pedagógicas, principalmente porque implica a questão ético-profissional da formação que tem por objetivo fundamental educar e capacitar às gerações futuras. |
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