UEPB - Repositório Digital

Concepções dos(as) professores(as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ednalva Figueira
dc.date.accessioned 2016-05-03T19:52:20Z
dc.date.available 2016-05-03T19:52:20Z
dc.date.issued 2014-07-30
dc.identifier.other 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9604
dc.description SILVA, E. F. Concepções dos(as) professores(as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho intitulado “Concepções dos (as) professores (as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana” teve como principal objetivo analisar a compreensão de professoras acerca de desenvolvimento e aprendizagem humana. A pesquisa de caráter qualitativo, através da aplicação de entrevistas para obtenção dos dados, foi desenvolvida com nove professoras, atuantes na educação infantil e no ensino fundamental I, nos turnos manhã e tarde de uma escola da rede pública do município de Boqueirão-PB. Nove perguntas foram introduzidas referentes a desenvolvimento e aprendizagem humana, dentre elas: a compreensão das professoras sobre desenvolvimento e aprendizagem; como se dá a aprendizagem; relação entre esses processos; principais teóricos que tecem essa abordagem; os conceitos que os autores citados destacam que são relevantes para prática. Na fundamentação, nos apoiamos nos estudos epistemológicos de Vigotski e de outros autores. As análises dos resultados apontaram que as entrevistadas compreendem os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana como indissociáveis, porém, a minoria explicou com coerência esses processos em Vigotski e Piaget. Pudemos observar que o nível de compreensão dos docentes é mínimo, chegando a confundir a teoria de Vigotski com demais teóricos da psicologia, o que corrobora com as colocações de Duarte (2006) sobre as práticas do “aprender a aprender” (construtivismo), presentes na sociedade contemporânea. As investigações científicas, segundo o referencial teórico e os depoimentos, levaram-nos a concluir a necessidade de uma reestruturação nas práticas pedagógicas, principalmente porque implica a questão ético-profissional da formação que tem por objetivo fundamental educar e capacitar às gerações futuras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Guia Rodrigues Rasia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento humano pt_BR
dc.subject Aprendizagem humana pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Concepções dos(as) professores(as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta