Resumo:
Esta pesquisa é um Trabalho de Conclusão de Curso, apresentada à UEPB, como critério para a conclusão do Curso de Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. O tema escolhido para a realização desta pesquisa foi “Multimodalidade Pedagógica no Ensino de Ciências”, trabalhado com uma turma de 8º série da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola Estadual de Ensino Fundamental Maria de Fátima Souto, na cidade de João Pessoa, uma vez que as novas tecnologias estão presentes na sociedade contemporânea e a escola não está fora desse contexto; além disso, as políticas educacionais e os projetos do governo estão estimulando e viabilizando cada vez mais esta realidade. Este trabalho, além de tratar do aspecto da aula tradicional, também traz importantes contribuições pedagógicas trabalhadas com uso de tecnologias educacionais como forma de apoiar e estimular o aprendizado, criando assim um ambiente cultural mais estimulante para o alunado
e o professor, que se tornam personagens centrais à procura cada vez mais de conhecimentos. Desenvolveu-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica, que fundamentou a importância do uso das mídias em sala de aula e sua adequação para o ensino de ciências, propriamente dito, compondo, assim, a “Introdução”, seguido por um capítulo sobre “Tecnologia da Informação e Comunicação na Escola Contemporânea”, que faz referência ao uso das mídias como forma de potencializar o ensino/aprendizagem com o aparato tecnológico da escola. Em seguida, uma abordagem sobre as “TIC´s e o Ensino de Ciências na EJA”, buscando, com o uso dessas ferramentas, incentivar e tornar a aula mais atrativa e prazerosa, tornando essas
tecnologias em mecanismos facilitadores do aprendizado, sobretudo a internet. No capítulo sobre “Escola e Sociedade no Desenvolvimento da Educação”, mencionam-se, para o ambiente escolar, aspectos do cotidiano da comunidade que se traduzem em um enfoque multidisciplinar, como: Projeto Político Pedagógico (PPP); uso de índices que mede a qualidade, no planejamento de ações; práticas inovadoras e articulação entre escola e sociedade. Além disso, faz-se mister lembrar que as TIC´s, quando utilizadas pelo professor de forma consciente e planejada, atendendo a objetivos pré-estabelecidos, é um excelente recurso pedagógico, facilitador do processo ensino/aprendizagem. Dessa forma, aplicação e uso desses ambientes digitais e o direcionamento dos conteúdos para as realidades próximas aos conhecimentos, experiências e interesses dos alunos mudaram significativamente as relações no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. O resultado da avaliação do uso das tecnologias no ensino de Ciências mostrou-se promissor e positivo. Acredita-se que o uso
da multimodalidade pedagógica com uso de novas tecnologias aproxima os alunos da relação ensino/aprendizagem e sua realidade, permitindo-lhes realizar interpretações objetivas e subjetivas, em que podem expressar seus entendimentos sobre o conhecimento de maneira mais espontânea através de mecanismos que permitem uma maior interação entre o aluno e o professor.
Descrição:
MOURA, Petronio Pereira. Multimodalidade pedagógica no ensino de ciências da EJA. 2014. 42f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.