Resumo:
No processo de ensino/aprendizagem, o lúdico deve estar presente em todos os momentos, cabe aos professores facilitarem a construção do processo de formação influenciando os alunos ao incentivo dos jogos e das brincadeiras necessárias para uma aprendizagem prazerosa. Este trabalho intitulado Jogos e Brincadeiras Como Ferramentas de Aprendizagem Para as Series Iniciais: desafio para os educadores, tem como objetivo analisar como os professores da Educação Infantil através de suas praticas pedagógicas incentivam os jogos e as brincadeiras aos seus alunos. No trabalho foi empregado uma abordagem caracterizada como estudo descritivo – exploratório utilizando uma metodologia qualitativa. VYGOTSKY Na coleta de dados usamos um questionário com perguntas subjetivas, no qual objetivamos um resultado satisfatório para analise dos dados. Constatamos que as educadoras da educação infantil (infantil I e II) principalmente a docente do infantil I precisa incentivar seus alunos a aprendizagem envolvendo o lúdico, e para que isso aconteça precisa está preparada e incentivada, realizando na sala de aula um trabalho criativo e envolvente com os educando.
Descrição:
LOPES, Geise de Fátima Santos de. Jogos e brincadeiras como ferramentas de incentivação a aprendizagem na educação infantil. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.