Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino que tem amparo legal e se destina a jovens e adultos que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade certa. A ideia de trabalhar com esse tema surgiu durante o Estagio Supervisionado na área de Gestão Educacional, componente curricular exigido pelo Curso de Pedagogia. Durante essa vivencia observou-se ser significativo à evasão escolar desses alunos na escola campo do estagio. Dentro deste contexto sociocultural, existem vários fatores que interferem na permanência do aluno na escola. O estudo objetivou analisar a evasão/interrupção na trajetória escolar dos alunos da educação de jovens e adultos – EJA. Para tanto, foi realizada uma analise teórica, tendo como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica. Buscou-se, em Soares (2007), Juarez (2007, Amélia Maria, (2006), entre outros, o respaldo teórico para a construção desse artigo o que permitiu constatar-se que a evasão/interrupção tem se constituído em um desafio para a escola no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos e, consequentemente sua permanência na escola.
Descrição:
SILVA, Gracilene Pereira dos Santos. Um olhar reflexivo sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]