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Este artigo objetiva mostrar a Educação Ambiental (EA) como um tema que faz parte da vida e do cotidiano da sala de aula, com o intuito de contribuir para a formação do cidadão consciente, para atuar na sociedade de modo comprometido, com a vida e com o bem estar de cada um, na sociedade local e global. Por isso, é fundamental que a escola se proponha a fazer o seu papel junto com os alunos e os professores, mostrando a importância da preservação do meio ambiente como um todo; Busca se articular com as necessidades acerca do meio ambiente, visto que, é um grande desafio para a educação nos dias atuais, levar esse conhecimento da (EA) tanto no trabalho da escola, quanto para o convívio social, desenvolvendo os objetivos a serem alcançados. Além disso, é necessário, também, que a escola garanta meios para que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de contribuir para a realização de atividades, possibilitando assim, uma participação concreta dos alunos, condições essas, para a construção de um ambiente democrático, obedecendo às normas e regras da escola. Discute cinco dimensões da (EA) no contexto da escola e formação do professor e apontam alguns elementos, que interferem no processo de formação do professor e da compreensão da (EA), a partir dos estudos de Barros (2009), Boligion (2012), Brasil (1997), Guimarães (1999), Sampaio (2012), Vizentin (2009), entre outros. Conclui-se, a partir desse estudo associado às observações assistemáticas, na escola campo de estágio, que a presença da (EA) no âmbito da escola pública, desde a modalidade de ensino da Educação Infantil até a Educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ainda, padece de uma boa formação para o professor-alfabetizador nesse campo de conhecimento. |
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