dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema de ensino em ciclos implantados na rede Municipal da cidade de Campina Grande, Paraíba, cujo esboço é averiguar as possibilidades e desafios de sua implantação e ainda o papel da Secretaria de educação, escolas e profissionais da educação no processo de implantação desse sistema. Argumenta-se que a discussão sobre ciclos no contexto atual precisa ir além das discussões sobre a eliminação da reprovação e da aprendizagem enquanto um processo contínuo, pois a implantação dos ciclos nos anos iniciais pressupõe uma revisão ampla e profunda da concepção de currículo, avaliação, metodologia, organização do sistema de ensino, gestão da escola, relação escola-comunidade, formação continuada de professores, entre outros aspectos. Durante as conversas formais com os profissionais de educação da rede pública de Campina Grande, que estão inseridos no sistema de ciclo, pode-se perceber a insatisfação dos mesmos, mostrando sua reprovação com relação à este sistema de ensino. Segundo os envolvidos na pesquisa, esse sistema tem prejudicado cada vez mais o processo de aprendizagem dos alunos. Além dos depoimentos dos professores, esta pesquisa está apoiada no que dizem os documentos do Município de Campina Grande/PB com relação a esse sistema, além dos documentos federais, como os Parâmetros Curriculares (1997), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), como também nos teóricos da área como Perrenoud (1999), Teixeira (2004), Pereira (2004), Moro (2011), Fernandes (2003), Mainardes (2009), entre outros. Através das investigações, foi possível concluir que, a implantação do sistema de ciclos de aprendizagem em Campina Grande/PB, surge como um modelo de ensino "maquiador", que ainda não conseguiu atingir os objetivos propostos na regulamentação do sistema de ciclos. |
pt_BR |