Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo de avaliar e colaborar no processo de reflexão na prática de ensino de geografia para a formação da cidadania. Sendo assim, neste trabalho será relatada minha experiência vivenciada durante o estágio como acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Geografia acontecido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, na cidade de Guarabira-Pb, partindo das observações e regências realizadas nas turmas do ensino médio da mesma escola. Para a realização deste TCC foi utilizado um levantamento bibliográfico tendo como finalidade um embasamento para o referencial teórico e os autores que merecem destaque são: ALVES (2009); CALLAI (2001); CARLOS (2005); LEAL (2010); VESENTINI (1992); VESENTINI (1995); envolvendo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino médio (BRASIL, 2006). Com a conclusão do estágio foi possível constatar que a escola enfrenta sérios problemas como as condições desfavorecidas em sua estrutura física, o baixo salário dos professores e o desanimo dos alunos. A escola sofre para se adequar as necessidades individuais ao meio social e auxiliar para a percepção do estudante perante o mundo que o cerca. Desta forma ao fim das atividades realizadas no estágio, teremos uma melhor compreensão sobre o processo educacional na esfera escolar.
Descrição:
SANTOS, I. E. S. dos. Processo de reflexão na prática de ensino em geografia na formação da cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.