Resumo:
O presente estudo tem como principal objetivo avaliar a necessidade de atuação do arquivista
em instituições estaduais de Educação Básica na cidade de João Pessoa. No contexto, foi
realizado um levantamento do cenário da gestão educacional brasileira, mostrando os avanços
e desafios surgidos nas últimas duas décadas. E complementando essa reflexão, foi realizado
um estudo de caso aliado a pesquisas bibliográficas de caráter qualitativo. Para tanto, foi
selecionada uma instituição pública de ensino, onde foi aplicado um questionário ao gestor da
escola composto por questões pertinentes ao tema. Assim, a partir dos dados coletados,
constatou-se que na gestão dos arquivos escolares há necessidade de assegurar o acesso aos
documentos de forma adequada por meio de técnicas arquivísticas que iniciam desde a fase da
organização até a conservação do acervo documental. Dessa forma, a atuação do profissional
de arquivos é fundamental nesse processo de democratização do acesso a informação. Por
conseguinte, a formação em cursos de Arquivologia focaliza a importância da participação do
arquivista na produção do conhecimento e no desenvolvimento socioeconômico, político,
histórico e administrativo das instituições públicas e privadas de uma nação, onde os arquivos
escolares se destacam neste contexto.
Descrição:
OLIVEIRA, V. I. de. Necessidade da atuação do arquivista na escola da rede estadual da cidade de João Pessoa: um estudo de caso da gestão de acervos documentais. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]