Resumo:
O presente trabalho de conclusão do curso de pedagogia traz a importância do Lúdico na
Educação Infantil, mostrando que as brincadeiras direcionadas tem como função valorizar a
criança, e promover suas múltiplas habilidades, fazendo com que o processo de ensino –
aprendizagem discorra no dia-a-dia escolar de maneira prazerosa e eficaz. Mostra que inserir
o ensino lúdico na educação infantil é a melhor maneira de desenvolver as funções
fundamentais das crianças, a percepção, a desinibição, a fala, o comportamento, a curiosidade,
a motricidade etc, bem como aprimorar o aprendizado resgatando o que a criança, entendida
como ser humano, crítico e social tem a apresentar, valorizar o conhecimento prévio,
propiciar um ensino que traga o conhecimento através das brincadeiras, já que a melhor forma
de uma criança descobrir e desenvolver a aprendizagem, é, através das brincadeiras, jogos,
teatro, música e cultura. A importância do lúdico na educação infantil já está pré-estabelecida
na LDB e no RCNEI à anos, mas só atualmente é que estamos vendo o lúdico posto em
prática e valorizado nas salas de aula, antes entendido apenas como distração durante os
intervalos na escola, hoje todos os que estão envolvidos na educação sabem o valor que as
brincadeiras direcionadas têm no processo educativo, sabem o quanto mais fácil se torna a
mediação de conhecimento. Cabendo assim, à todos que estão envolvidos na educação,
valorizar o ensino infantil através do lúdico, bem como Vygostkye Jean Piaget estudiosos de
educação, relatam em seus estudos e pesquisas feitas a respeito desse método de ensino, que
mostra que a brincadeira é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças.
Descrição:
LYRA, T. M. O Lúdico na Educação Infantil: A Importância das Brincadeiras Direcionadas. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.