dc.contributor.author |
Dias, Joacilma de Medeiros |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-25T11:09:42Z |
|
dc.date.available |
2016-05-25T11:09:42Z |
|
dc.date.issued |
2015-08-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9865 |
|
dc.description |
DIAS, Joacilma de Medeiros. Letramento matemático no ciclo de alfabetização - pelo viés dos direitos de aprendizagem. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como tema central a análise das concepções de letramento vivenciadas em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, trazendo reflexões acerca da relação entre o letramento e o letramento matemático. O objetivo é distinguir a função social da Matemática e sua aplicabilidade no dia a dia das crianças. O referencial teórico centra-se em autores que discorrem sobre letramento e também letramento matemático, desde os conceitos de letramento autônomo e ideológico e o seu paralelismo entre o letramento em língua materna e o letramento matemático. Reflete-se sobre quais as concepções que são adotadas pelos teóricos Soares (2006), Kleiman (2008), Fonseca (2005, 2007a, 2007b,), Junqueira (1998), Fonseca (2007) entre outros, além de discutir o letramento em linguagem do ensino da língua materna em relação ao conceito de letramento matemático. Conclui-se com a análise documental vivenciada na sala do 2ª ano do Ensino Fundamental que a importância da formação nos estudos do PNAIC para a atuação do professor, no que diz respeito a resolução de situações problemas, traz resultados significativos para o trabalho pedagógico do professor quando se ensina e analisa os dados matemáticos com base nas concepções de letramento, evidenciados no documento sobre as resoluções de problema matemáticos, bem como em relação aos direitos de aprendizagem em Matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria José Guerra |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento matemático |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Função social |
pt_BR |
dc.title |
Letramento matemático no ciclo de alfabetização - pelo viés dos direitos de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |