Resumo:
O presente artigo tem por objetivos: propor estratégias para o fortalecimento da gestão hospitalar utilizando a humanização na assistência como ferramenta; identificar as dificuldades na humanização da assistência prestada aos usuários do SUS em âmbito hospitalar, e evidenciar as estratégias que os trabalhadores deste sistema utilizam para sanar as dificuldades a partir de uma gestão de recursos humanos participativa. O trabalho na área da Saúde tem um custo elevado para os seus trabalhadores. O ambiente insalubre, o regime de turnos, os plantões, os baixos salários, o contato muito próximo com os pacientes, carga horária exaustiva, necessidade de ações rápidas e precisas, mobilizando emoções e conflitos inconscientes, tornam esses trabalhadores particularmente susceptíveis ao sofrimento. A Política Nacional de Humanização propõe como diretrizes essenciais para a humanização das práticas de saúde a gestão participativa, a educação permanente, o redimensionamento do trabalho para a produção de subjetividades, o fortalecimento do trabalho em equipe, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade, a utilização da informação, comunicação e dos espaços da gestão na construção de autonomia e protagonismo e a promoção do cuidado (pessoal e institucional) ao cuidador.
Descrição:
ALMEIDA, A. M. C. de. Humanização da assistência como ferramenta de gestão hospitalar em serviço público de saúde. 2016. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.