Resumo:
Na atualidade é muito recém o ensino de Ciências Naturais na Educação Básica, com o
surgimento da Lei 5.692/71, passou a ser obrigatória a ser inserida nas oito séries do Ensino
Fundamental. Sabemos que as Ciências Naturais possuem um caráter investigativo,
exploratório além de desenvolver outras atividades que possam estimular a autonomia, a
criticidade e também, na construção da formação de cada cidadão. Dessa maneira,
percebemos que o ensino de Ciências por se tratar de vidas e de suas descobertas
experimentais, tem como principal objetivo ser um campo de conhecimento a ser exercida
com uma metodologia própria, flexível e aberta as diversas formas de se trabalhar durante
todo o ano letivo, ultrapassando além dos conteúdos metodológicos propostos em
planejamentos quinzenais, verificamos que é muito importante a utilização de recursos e
estratégias didáticas diversificadas para dinamizar o ensino dos conteúdos. Apontaremos
neste trabalho alguns dos recursos mais utilizados no desenvolvimento das aulas, que são
disponibilizados pela escola, outra observação é que temos que refletir, porém por muitas
vezes, os conteúdos ficam apenas na abstração sem nenhuma aprendizagem significativa dos
conteúdos, que foram trabalhados sem a possibilidade de uma vivência mais efetiva ou
contato mais próximo com as Ciências Naturais. Procuramos com o presente trabalho algumas
sugestões que viessem enriquecer a prática educativa e fornecer subsídios aos educadores
para desmistificar a sua forma de aplicar os temas explorados na sala de aula,
promovendo maior motivação e envolvimento dos educandos na construção do conhecimento.
Descrição:
BRITO, P. R. Como Ensinar Ciências Naturais no 5°Ano. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.