Resumo:
O presente estudo intitulado “A musicalidade na Educação Infantil”, trata-se de uma pesquisa
de abordagem qualitativa, em duas escolas municipais, localizadas na cidade de Monteiro,
PB, cujas análises foram resultados das observações produzidas nos três estágios
supervisionados ao decorrer do curso de Pedagogia. Composto por quatros capítulos, sendo
que, os três primeiros discorrem sobre os estágios, e o quarto capítulo pondera a relevância da
música na educação infantil. Desse modo, objetivo desse trabalho é analisar e apontar
concepções da importância que a música tem para o desenvolvimento de aprendizagem
cognitiva na educação infantil a partir das práticas cotidianas. Para isso, nessa pesquisa,
utilizamos a metodologia de observação, realizada a partir dos Estágios Supervisionados I, II,
e III; e bibliográfica para discutir sobre a importância da música na educação infantil,
considerando o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento infantil. Os
resultados alcançados evidenciam que, a contribuição da música é de suma importância para a
aprendizagem infantil em diversos aspectos, proporcionando o desenvolvimento intelectual
avançado e outras diversas habilidades à criança, bem como, o desenvolvimento linguístico,
motor, e afetivo, arraigados para sempre.
Descrição:
COSTA, L. M. P. A musicalidade na educação infantil. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.