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O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a percepção dos conceitos geográficos por parte de professores de Geografia e alunos de turmas de 9º ano, tomando como área de estudo as escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva e Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental e Médio Nila Ferreira da Silva, ambas no município de Fagundes-PB, no período de agosto a setembro de 2014. O presente trabalho apresenta como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica através da qual foram selecionados autores e obras que subsidiaram todo o aporte teórico, além disso, houve visitas às escolas enfocadas na pesquisa, e aplicação de 53 questionários a alunos e 2 aos professores, sendo considerados os seguintes aspectos: formação docente, tempo no magistério, metodologia e recursos didáticos utilizados. Trata-se, portanto de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Buscou-se identificar as formas de percepções das categorias geográficas, fazendo uma correlação com a aprendizagem dessas categorias por esses alunos. O estudo realizado trata também das teorias de ensino-aprendizagem aplicadas à Geografia e a evolução do pensamento geográfico associada aos pressupostos metodológicos das categorias geográficas. Os resultados apresentados indicam que, em muitas situações, há contradições pelos entrevistados entre sua compreensão sobre diferentes assuntos. Os mesmos questionamentos são interpretados de diferentes formas, cada qual com seus valores pessoais, porém é possível contribuir no sentido de superar o trato equivocado da geografia escolar estabelecido ao longo dos anos, para tanto é necessário fomentar espaços de diálogos entre professores e discentes, implementando-se uma práxis metodológica reflexiva que contribua para formar pessoas capazes de compreender criticamente as realidades sociais e de se colocarem como sujeitos ativos, reflexivos, flexíveis e críticos na tarefa de construção de uma sociedade mais humana e igualitária. |
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