Resumo:
Essa pesquisa propiciou um estudo voltado para o setor administrativo da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) – Cabedelo/PB, onde analisou as diversas lacunas abertas no arquivo. Estas não permitem a fácil e prática recuperação da informação para tomada de decisões no ambiente de trabalho. O devido estudo buscou analisar a situação do arquivo, suas atividades, e buscar melhorias baseadas na aplicação de gestão de documentos no arquivo público. O estudo se inseriu como pesquisa de campo, de acordo com os objetivos classificou-se como pesquisa descritiva, e o método utilizado foi o qualitativo. Através do método de observação participativa podemos perceber a não existência de ferramentas que auxiliassem na organização dos documentos. Ficou visível também diversos problemas relacionados a funcionários insuficientes para realizar as tarefas e sem conhecimento específico para lidar com a produção e gerenciamento da informação. Apontamos a necessidade de implantação da gestão documental seja formando os funcionários em setor ou através de serviços terceirizados. A pesquisa proporciona contribuições para a formação acadêmica que se insere o curso de Arquivologia como contributo a difusão da área e das questões aqui colocadas, como primordiais para entendimento do estudante, professor e demais usuários que exercem funções em setores administrativos e/ou arquivos.
Descrição:
LIMA, L. V. de. L. Diagnóstico do arquivo no setor administrativo da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) de Cabedelo/PB no período de junho a outubro de 2014. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]