UEPB - Repositório Digital

Educação Popular e Literatura de Cordel na Prática Pedagógica Docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Luciana Ramos
dc.date.accessioned 2016-06-03T18:31:19Z
dc.date.available 2016-06-03T18:31:19Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9977
dc.description ALVES, L. R. Educação Popular e Literatura de Cordel na Prática Pedagógica Docente. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa está fundamentada na educação popular e na literatura de cordel, fazendo um relato de sua história, suas manifestações e efeitos através do tempo. A cultura popular destaca as valiosas descobertas sobre as origens de sua própria cultura relacionada à nova interpretação das classes sociais na medida em que valoriza o saber das camadas mais pobres ao longo dos anos e sua influência na vida das pessoas. A cultura de um lugar não representa apenas os costumes ou a arte de um povo, mas, simboliza, sobretudo, a sua essência, sua verdadeira identidade. Esses símbolos são manifestos através da nossa música, dança, literatura, teatro e religiosidade e de muitas outras formas que influenciam o nosso jeito de expressar nossos sentimentos e emoções. A educação popular é considerada uma corrente de pensamento e de resistência cultural, marcada por lutas de grandes movimentos populares que conquistaram espaço de reconhecimento de toda uma tradição da cultura popular que atravessa o tempo. Diante disso, o presente trabalho pretende mostrar a importância das contribuições trazidas a partir da educação popular e da literatura de cordel, na nossa prática pedagógica. Sugerimos uma abordagem em que a literatura de cordel seja aplicada na sala de aula, como parte do cotidiano da prática pedagógica docente, apresentando a cultura popular e seus valores e oferecendo contribuições para a prática de alfabetização e letramento. Para isso, nos fundamentamos em Freire (2011), Mello (et all, 2008) para compreendermos a educação popular sua história e conceito. Quanto à literatura de cordel, nos embasamos em Luytem (2005) para compreender seus temas essenciais, e em Ayala (2003) e Pinheiro (2002) para aplicá-la em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Otacílio Gomes da Silva Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Cordel pt_BR
dc.title Educação Popular e Literatura de Cordel na Prática Pedagógica Docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta