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Essa pesquisa está fundamentada na educação popular e na literatura de cordel, fazendo
um relato de sua história, suas manifestações e efeitos através do tempo. A cultura
popular destaca as valiosas descobertas sobre as origens de sua própria cultura
relacionada à nova interpretação das classes sociais na medida em que valoriza o saber
das camadas mais pobres ao longo dos anos e sua influência na vida das pessoas. A
cultura de um lugar não representa apenas os costumes ou a arte de um povo, mas,
simboliza, sobretudo, a sua essência, sua verdadeira identidade. Esses símbolos são
manifestos através da nossa música, dança, literatura, teatro e religiosidade e de muitas
outras formas que influenciam o nosso jeito de expressar nossos sentimentos e emoções.
A educação popular é considerada uma corrente de pensamento e de resistência cultural,
marcada por lutas de grandes movimentos populares que conquistaram espaço de
reconhecimento de toda uma tradição da cultura popular que atravessa o tempo. Diante
disso, o presente trabalho pretende mostrar a importância das contribuições trazidas a
partir da educação popular e da literatura de cordel, na nossa prática pedagógica.
Sugerimos uma abordagem em que a literatura de cordel seja aplicada na sala de aula,
como parte do cotidiano da prática pedagógica docente, apresentando a cultura popular
e seus valores e oferecendo contribuições para a prática de alfabetização e letramento.
Para isso, nos fundamentamos em Freire (2011), Mello (et all, 2008) para
compreendermos a educação popular sua história e conceito. Quanto à literatura de
cordel, nos embasamos em Luytem (2005) para compreender seus temas essenciais, e
em Ayala (2003) e Pinheiro (2002) para aplicá-la em sala de aula. |
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