Resumo:
O Problema da falta de investimento na educação Brasileira não é de hoje, muitos são os problemas encontrados nessa área, pois há um déficit altíssimo no que diz respeito a sanar ou ao menos amenizar esta problemática. A educação é tratada de forma ineficiente, gerando um verdadeiro descaso educacional, onde quem não tem poder aquisitivo elevado se vê na condição de presenciar alguns profissionais totalmente desqualificados tentando educar seus filhos. O objetivo desta pesquisa é identificar o índice de analfabetos no setor censitário nº 23 localizado no Conjunto Assis Chateaubriand no município de Guarabira/PB, localizado na Mesorregião do Agreste Paraibano e Microrregião de Guarabira. Os procedimentos metodológicos desenvolveram-se por meio de levantamento bibliográfico, complementando-se com entrevistas, aplicação de questionários com moradores, e visitas à órgãos responsáveis pela educação no município. O referencial teórico pautou-se em autores como: FREIRE (1983), THOMAZ (2009), SCHWARTZMAN (1993), SOUZA (1999) entre outros. Através dos resultados obtidos na pesquisa observou-se um grau elevado de pessoas analfabetas, visto que isso é um agravante para que haja um crescimento sócio-econômico na área de estudo referida. No entanto é necessário um olhar mais atento dos governantes, sobre esta temática, pois para gerar mudanças na base estrutural de uma sociedade é indispensável investir em educação de qualidade, por isso é fundamental a participação da sociedade para conquistar esse direito que lhe é garantido pela Constituição Federal do Brasil.
Descrição:
SILVA, A. G. da. Índice de analfabetismo no setor censitário nº 23 localizado no Conjunto Assis Chateaubriand, Guarabira - PB. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.