Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10005
Título: Gerenciamento de software livre: uma análise do Alfresco à luz do e-Arq Brasil
Autor(es): Santos Filho, José Janduy dos
Palavras-chave: Documentos eletrônicos
Softwares livres
Alfresco
e-Arq Brasil
Data do documento: 13-Jul-2015
Resumo: O estudo sobre gerenciamento de documentos eletrônicos vem aumentando mediante o crescimento de informações criadas em meio digital e com isso a necessidade de ter também maior conhecimento sobre software para o gerenciamento de documentos. Por isso, escolheu-se o software livre Alfresco para desenvolver nossa investigação que busca solucionar a seguinte indagação: O software livre Alfresco está apto ao gerencialmente de documentos eletrônicos? O objetivo geral deste trabalho é analisar se o software Alfresco está de acordo com os requisitos estabelecidos pelo e-ARQ Brasil. O trabalho foi fundamentado em Santos e Toutain (2007), Rondinelli (2007), Negreiros (2007), Thomaz (2005), Luz (2010), CONARQ Brasil (2007), Balloni (2003), Camargo e Bellotto (1996), Hexsel (2002), entre outros. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa e descritiva dividido em três etapas: levantamento bibliográfico para analisar a implantação de um software livre para gestão de documentos; levantamento dos requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD) do e-ARQ Brasil no qual contém quatorze classes de especificação de requisitos dentre essas classes possuem subclasses; a análise do Alfresco foi realizada de acordo com as categorias: Organização dos documentos arquivísticos: plano de classificação e manutenção dos documentos; Tramitação e fluxo de trabalho; Captura; Pesquisa, localização e apresentação dos documentos; Segurança, Funções Administrativas. Os resultados apontam que, dos 104 requisitos do e-ARQ Brasil, 36 (34,61%) não são atendidos, 4 (3,84%) atendem abaixo do regular, 13 (12,50%) atendem regularmente, 8 (7,69%) atendem acima do regular e 43(41,34%) atendem perfeitamente. Pode-se perceber que menos de 50% atendem ao requisito completamente em que nota-se perfeitamente certa carência e necessidade de melhoria do software para o gerenciamento de documentos eletrônicos, por exemplo, dos seis requisitos escolhidos para analise só dois obtiveram uma porcentagem acima dos 50% dos requisitos que atendem perfeitamente são eles: Segurança e Funções Administrativas. Conclui-se que o software livre Alfresco Community Edition precisa de melhorias em futuros upgrades, e também uma avaliação completa de todos os requisitos do e-ARQ Brasil.
Descrição: SANTOS FILHO, J. J. dos. Gerenciamento de software livre: uma análise do Alfresco à luz do e-Arq Brasil. 2015. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10005
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Janduy dos Santos Filho.pdfJosé Janduy dos Santos Filho2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.