Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10007
Título: Segurança dos acervos arquvÍsticos: uma análise do arquivo escolar da Instituição pública da Paraíba
Autor(es): Santos, Rivaildo Gomes dos
Palavras-chave: Acervos
Arquivos escolares
Instituições públicas
Data do documento: 7-Jul-2015
Resumo: O presente trabalho comunica a pesquisa de origem qualitativa, exploratória e descritiva que foi realizada durante o período de estágio do curso de Arquivologia, da Universidade Estadual da Paraíba, onde foi investigado e levantado questões a cerca da Segurança dos acervos em uma Instituição Pública. Neste processo, verificamos que o ambiente de estágio seria o mais propicio campo de investigação. Assim, nosso olhar se voltou para Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rêgo, situada no município de João Pessoa, no estado da Paraíba, a qual nos pareceu instigante pelo fato de possuir um volume documental totalmente desorganizado, que não tinha sequer referência nem tampouco, aparência de um setor de arquivo. Refletimos sobre a segurança dos acervos escolares, descrevemos a estrutura física onde os acervos são organizados e arquivados; sugerimos medidas para a segurança dos acervos arquivísticos; recomendamos alternativas metodológicas utilizando dados bibliográficos para a construção de elementos teóricos da pesquisa, baseados nos seguintes autores seguintes: Rousseau e Couture (1998), Schellenberg (2006), ABNT NBR ISO/IEC 27002. Os resultados foram satisfatórios porque levantamos questões significativas relacionadas à segurança dos arquivos.
Descrição: SANTOS, R. G. dos. Segurança dos acervos arquvÍsticos: uma análise do arquivo escolar da Instituição pública da Paraíba. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10007
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rivaildo Gomes dos Santos.pdfRivaildo Gomes dos Santos487.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.