Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10012
Título: A representação da identidade do nordestino na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos
Autor(es): França, Mírian Sousa Medeiros de
Palavras-chave: Identidade
Nordestino
Estereótipo
Vidas secas
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Muitas são as obras literárias que representam o sertão nordestino e são, de certa forma, responsáveis por estabelecerem a disseminação do imaginário sobre a espaço e o povo do Nordeste. A utilização dessas obras como recurso de estudo sobre a identidade do povo brasileiro auxilia na compreensão de alguns aspectos da formação dessa identidade e sua representação no campo social e cultural. Nesse sentido, o presente trabalho buscou analisar a representação da identidade do nordestino através da obra literária regionalista da década de 1930, especificamente, Vidas secas, de Graciliano Ramos. A obra que é regionalista e neorrealista nos permite repensar: Qual a relação da obra Vidas secas com a representação da identidade nordestina? e A obra cria um estereótipo do nordestino ou tenta denunciar as questões sociais representadas através da seca e do sertanejo? Para tanto, esse estudo partiu de análises bibliográficas e discussões norteadas por Stuart Hall, Euclides da Cunha, Antonio Candido entre outros, tentando relacionar a influência da Literatura para a representação da identidade de um povo
Descrição: FRANÇA, Mírian Sousa Medeiros de. A representação da identidade do nordestino na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos. 2014. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10012
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mírian Sousa Medeiros de França.pdfPDF - Mírian Sousa Medeiros de França1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.