Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10013
Título: A educação libertadora na perspectiva de Ribeiro e Freire em diálogo com o cinema
Autor(es): Soares, Maxwell Barboza
Palavras-chave: Educação
Cinema
Liberdade
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: O cinema é, atualmente, uma das ferramentas tecnológicas mais preponderantes na propagação de estímulos sensíveis, sociais, culturais e pedagógicos. Indispensável na construção do processo contínuo no ato de educar, o cinema aliado à educação promove a inventividade e liberdade. Para uma análise mais aprofundada desta concepção, partiremos do arcabouço teórico riberiano da formação do povo brasileiro para uma teoria do Brasil, e a teoria freiriana para uma educação libertadora. A partir daí, iniciaremos um diálogo com os filmes: Caramuru – a invenção do Brasil (2001), do diretor Guel Arraes e Central do Brasil (1998), de Walter Salles. O objetivo deste trabalho é avaliar como a educação libertadora, numa perspectiva riberiana e, principalmente, freiriana, reaparecem no corpus destes filmes. Com isso tentaremos mostrar, aqui, como esta educação, a princípio, carregada de ação libertadora se faz importante para a construção permanente do Indivíduo em meio à sua relação com o Outro
Descrição: SOARES, Maxwell Barboza. A educação libertadora na perspectiva de Ribeiro e Freire em diálogo com o cinema. 2014. 59f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10013
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maxwell Barboza Soares.pdfPDF - Maxwell Barboza Soares2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.