Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1004
Título: Ensinar geografia: a luta contra o tradicionalismo através das metodologias e dos recursos de ensino
Autor(es): Costa, Alcione Pereira da
Palavras-chave: Geografia - ensino
Recursos Didáticos
Metodologias de ensino
Data do documento: 9-Jul-2013
Resumo: O uso de elementos pedagógicos aliados a métodos democráticos e a postura correta dos professores é sem dúvida uma forma eficaz de desenvolver nos alunos o aprendizado. Foi pensando desta forma que partimos para a elaboração do presente trabalho. O qual tem como objetivo analisar o uso das metodologias e dos recursos didáticos utilizados pelos professores de Geografia da rede estadual de ensino no município de Guarabira - PB. O trabalho foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico, pelo qual foi adquirido o material que serviu de base para o seu desenvolvimento. Foram fundamentais neste trabalho referências como: Lopes (1998); Araújo (2007); Oliva (2008), entre outros autores que tiveram uma grande contribuição. Também foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foi aplicado um questionário com os professores da disciplina em questão. A partir deste questionário foi possível perceber a forma como os mesmos executam suas tarefas além de suas opiniões a respeito dos recursos didáticos que utilizam no seu dia-a-dia. Então, com este material propomos uma reflexão acerca das metodologias que estão sendo desenvolvidas em sala de aula, procurando estimular a busca de outras novas (metodologias), para que o ato de ensinar seja sempre prazeroso e o ato de aprender seja cada vez mais estimulante.
Descrição: COSTA, A. P. da. Ensinar geografia: a luta contra o tradicionalismo através das metodologias e dos recursos de ensino. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1004
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcione Pereira da Costa.pdfAlcione Pereira da Costa923.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.