Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10043
Título: Tênis de mesa adaptado: Relato das atividades desenvolvidas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Douglas Fabiany Mendes da
Palavras-chave: Tênis de mesa
Inclusão
Cadeirantes
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Este trabalho tem o intuito de relatar minha experiência na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), expandindo o conhecimento do tênis de mesa inclusivo praticado por cadeirantes,também aumentando o acervo bibliográfico nessa área. Essa experiência foi vivenciada no período de março a dezembro de 2014, no salão de festas da AABB. Foi observado que cada participante optou por objetivos distintos, sabendo que cada objetivo fora realizado satisfatoriamente, dentro das limitações enfrentadas. Alguns praticavam o tênis de mesa por lazer, já outros buscavam a profissionalização e o alto rendimento. Foram feitos todos os acompanhamentos necessários na busca de incluí-los aos demais com algumas adaptações básicas, inserindo-os efetivamente com os considerados “normais”. Nos treinos, todos participavam juntos, independentemente de ser cadeirante ou não, estimulando ao cadeirante melhor desempenho e, como consequência disso, aumentaram suas capacidades motoras. Era solicitada, aos praticantes, disciplina durante as aulas, pois esse tipo de atividade requer concentração, perseverança e domínio emocional para que pudessem desempenhar melhor as funções, desenvolvendo suas habilidades motoras. Foram organizados planos de aula com conteúdos práticos e objetivos. Partindo do contexto histórico, fixando fundamentos básicos da modalidade, com brincadeiras e jogos, despertando o prazer pelo Tênis de Mesa. Considero esse período altamente produtivo, pois me direcionou a trabalhar não só com o tênis de mesa, mas também com outros esportes adaptados; isso tornou-se definitivamente minha paixão. Nesse sentido, o esporte sempre vem agregando valores e qualidade de vida aos seus participantes, pois percebi a grande evolução dos cadeirantes como pessoa: passaram a dar mais valor à vida, desconsideraram seus problemas emocionais que afetavam no seu desenvolvimento psicossocial; passaram a viver com mais dinamismo, ao passo que foram sendo reinseridos dentro de um grupo com distintos objetivos contribuintes para uma boa sociabilização entre seus participantes. A vivência aconteceu no período de Março a Dezembro de 2014, foram elaborados 80 planos de aula divididos em 05 fases, conforme desenvolvimento de cada participante. A experiência superou as expectativas por seu valor na vida dos participantes e no âmbito acadêmico.
Descrição: SILVA, D. F. M. da. Tênis de mesa adaptado: Relato das atividades desenvolvidas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) na cidade de Campina Grande – PB. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10043
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas Fabiany Mendes da Silva.pdfPDF - Douglas Fabiany Mendes da Silva1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.