Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10047
Título: Plantas medicinais utilizadas como hipoglicemiantes: Uma revisão
Autor(es): Ozório, Thayenne Brandão
Palavras-chave: Fitoterapia
Diabetes
Hipoglicemiantes
Data do documento: 9-Mai-2016
Resumo: As plantas medicinais possuem princípios ativos que podem tratar, curar ou prevenir doenças em seres humanos ou animais. Mesmo com a grande influência dos meios de comunicação e do crescente número de farmácias que comercializam plantas medicinais e fitoterápicos em todo o país, ainda é frequente o senso comum da população de que estes medicamentos, são inócuos ou desprovidos de efeitos colaterais e/ou adversos. Há um grande número de espécies vegetais que são utilizadas na redução do nível de glicose no sangue, e que muitos diabéticos utilizam como hipoglicemiantes. Este trabalho objetivou realizar um estudo de revisão sistêmica da literatura cientifica, sobre as plantas medicinais que são utilizadas como hipoglicemiantes. Foi realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica, a busca foi conduzida nas seguintes bases de dados eletrônicas: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Eletronic Library Online. Foram encontrados 109 artigos publicados entre os anos de 2005 a 2015, após aplicados os critérios de inclusão e exclusão resultaram em 55 artigos que estavam relacionados com a temática deste trabalho. De acordo com a análise dos artigos encontrados, foram citadas noventa e seis plantas medicinais que possuem ação hipoglicemiante, dentre elas as mais citadas foram: Pata de Vaca, Carqueja, Jamelão, Alho e Cajueiro/Caju.
Descrição: OZÓRIO, T. B. Plantas medicinais utilizadas como hipoglicemiantes: Uma revisão. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10047
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayenne Brandão Ozório.pdfPDF - Thayenne Brandão Ozório861.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.