Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10048
Título: A prática de experimentos em sala como ferramenta de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Silva, Sayonnara Alexandre da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Experimentos
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 29-Abr-2016
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ótima modalidade de ensino que tem como objetivo destinar educação aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Trabalhar com esta realidade, se faz necessário que o educador seja dinâmico e sensível para conseguir superar as dificuldades naturais impostas a este público bem como atender as necessidades básicas de cada um deles, uma vez que estas pessoas estão fora da rotina escolar, o que dificulta ainda mais despertar sua atenção com relação às disciplinas aplicadas em sala de aula. A melhor didática para contribuir com essa dinâmica é, sem dúvidas, trazer experimentos práticos para um melhor aprendizado desses estudantes. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento da atividade da máquina a vapor realizada no 2º ano do ensino médio. Para isso, foram utilizadas latas vazias de refrigerantes, canudos, massa de modelar, barbante, tesoura, pregos, velas e água. Tendo como referência, o autor Heron de Alexandria, que foi um grande matemático, engenheiro e inventor da antiguidade. O experimento facilita o entendimento por parte do aluno, devido a visualização de um dispositivo que relaciona o calor da água aquecida em trabalho mecânico que rotaciona a lata, demonstrando a relação descrita pela 2ª lei da Termodinâmica. Partindo da ideia de que a educação é um direito de todos, e diante deste contexto apresentado, torna-se necessário à tomada de algumas ações no sentido de promover a melhoria qualitativa nos processos de ensino, em especial aquele destinado a Jovens e Adultos, visto que a educação diferenciada deve ser adequada no sentido de oferecer subsídios que promovam a melhoria da qualidade do ensino favorecendo a Educação de Jovens e Adultos como, parte constitutiva do sistema regular de ensino que propicia a Educação Básica, respeitando assim suas diferenças.
Descrição: SILVA, S. A. da. A prática de experimentos em sala como ferramenta de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10048
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayonnara Alexandre da Silva.pdfPDF - Sayonnara Alexandre da Silva780.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.