Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10051
Título: Relato de experiência didática sobre o uso dos jogos na construção da aprendizagem dos conteúdos de Biologia
Autor(es): Silva, Nathalya Marillya de Andrade
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Jogos didáticos
Metodologia inovadora
Ensino - aprendizagem
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho traz o relato de uma experiência didática desenvolvida no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES, cujo objetivo foi analisar o uso dos jogos didáticos na construção da aprendizagem dos conteúdos de biologia. Pretendeu-se elaborar jogos didáticos que auxiliem na compreensão e aprendizagem dos conteúdos de bioquímica relacionados à saúde bem como dos ácidos nucléicos. A intervenção pedagógica teve como objetivo refletir sobre os resultados obtidos a partir da aplicação dessa atividade, a fim de impulsionar novas pesquisas relacionadas ao uso do jogo didático. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos didáticos e sobre os conteúdos específicos abordados nesse estudo. Baseado no lúdico enquanto estratégia de ensino, confeccionamos dois jogos de tabuleiro: o primeiro intitulado “A Bioquímica da Saúde” o qual abordou o diabetes, a aterosclerose, a obesidade e os prejuízos causados pelo sedentarismo, enfim sobre a bioquímica relacionada à saúde de uma maneira geral e o segundo jogo “DNA e RNA: Seu Código” o qual explorou o tema referente à estrutura e função dos ácidos nucléicos; os jogos foram produzidos levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentavam em relação ao aprendizado desses conceitos, dificuldades essas que foram percebidas pelos bolsistas durante um mês de observação das aulas de biologia das salas D, F e G do 1º ano médio da E.E.E.F.M. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande/PB. Em uma abordagem qualitativa foi explorado um plano de ação, com uma proposta flexível cujos procedimentos adotados examinavam todo o contexto e interagia com os participantes, o instrumento de coleta de dados caracterizava-se por questões abertas e flexíveis explorando a interação pesquisador-entrevistado ao término do jogo: questões em forma de palavras cruzadas sobre a temática do tabuleiro, para analisar o desenvolvimento do conhecimento pelos alunos, em seguida foi proposto a cada aluno desenvolver um pequeno texto, seguindo a um questionário-roteiro. A análise de dados foi interpretativa e descritiva com ênfase na análise de conteúdo e os resultados obtidos foram situacionais e limitados ao contexto. Esse trabalho nos mostra que o jogo didático é um instrumento importante no ensino e na construção do aprendizado por tratar de forma dinâmica e divertida de conteúdos mais difíceis. Sua eficiência no processo de aprendizagem foi facilmente observada durante a aplicabilidade do jogo, e depois confirmada nas citações feitas por alunos e professores na produção de seus comentários.
Descrição: SILVA, N. M. de A. Relato de experiência didática sobre o uso dos jogos na construção da aprendizagem dos conteúdos de Biologia. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10051
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathálya Marillya de Andrade Silva.pdfPDF - Nathálya Marillya de Andrade Silva1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.