Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10062
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, João Matheus da | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-13T20:23:03Z | - |
dc.date.available | 2016-06-13T20:23:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10062 | - |
dc.description | SILVA, J. M. da. A inserção da filosofia de Imre Lakatos no ensino de Matemática. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta deste trabalho é analisar o método histórico utilizado por Imre Lakatos em sua sala de aula imaginária e, como esse método se aplicaria numa sala de aula concretamente. Abordando os traços históricos e processos até a obtenção da prova do teorema de Euler, no diálogo entre o professor e seus alunos imaginários, são demonstrados os argumentos de cada aluno e do professor. Nessa sala de aula imaginária ocorre também a introdução da filosofia da matemática, valorizando sempre a comunicação entre o professor e os alunos. No decorrer do trabalho é discutido como essa ideia filosófica pode garantir autonomia aos alunos nas escolas, quais os benefícios que o método proporciona e também as dificuldades que uma nova forma de ensino pode causar numa sala de aula que ainda valoriza o formalismo do ensino, sem levar em consideração o pensar do aluno. O objetivo principal deste trabalho é voltar o olhar para uma forma de tornar a aula de matemática mais atrativa para os alunos, para isso, conclui-se ser necessário a mudança da visão de conhecimento matemático do professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvânio de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Imre Lakatos | pt_BR |
dc.subject | Autonomia do aluno | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A inserção da filosofia de Imre Lakatos no ensino de Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - João Matheus da Silva.pdf | PDF - João Matheus da Silva | 558.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.