Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10067
Título: Promoção e prevenção do câncer de próstata: Relato de experiência
Autor(es): Bazante, Adriana Belchior Lima
Palavras-chave: Educação em saúde
Saúde do homem
Prevenção do câncer
Câncer de próstata
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Introdução: Em âmbito mundial o câncer de próstata é uma das morbidades mais comuns entre o sexo masculino, no entanto tem se tornado desafiador a inclusão de homens nas ações de saúde, pois a maior parte da população masculina não reconhece a importância do cuidado e a valorização do corpo na perspectiva da saúde como questão social. Objetivos: Discorrer sobre a experiência nas atividades desenvolvidas durante o EMI no processo de educação em saúde vivenciada com os homens. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência com abordagem descritiva, tendo como fundamento descrever as atividades realizadas no decurso do Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI), no distrito de Galante, Paraíba, naquele foi proporcionado executar tarefas ou observar procedimentos pertinentes à rotina do serviço. Relato de Experiência: Foram realizadas ações voltadas à população masculina, com enfoque para a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Além dos encontros em grupo, foram realizados atendimentos individuais nos quais eram investigadas e esclarecidas as dúvidas de cada usuário, além disso, eram aferidos os sinais vitais, e sempre que necessário, eram realizados encaminhamentos para outros profissionais ou serviços. Conclusão:Observou-se que a unidade de saúde é um local de possibilidades para orientação de temas relacionados à população masculina, em especial, a prevenção do câncer de próstata. Há dificuldade de acesso a clientela masculina as ações de saúde por incompatibilidade do horário laboral da mesma com o funcionamento da unidade de saúde, ou mesmo pelo desinteresse expresso pela grande maioria dos homens. Neste sentido, é importante que os profissionais de saúde estejam sempre atentos aos grupos de risco, enfatizando a necessidade das consultas e exames preventivos, no sentido de evitar os agravos.
Descrição: BAZANTE, A. B. L. Promoção e prevenção do câncer de próstata: relato de experiência. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10067
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Belchior Lima Bazante.pdfPDF - Adriana Belchior Lima Bazante526.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.