Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1007
Título: Estágio supervisionado: uma experiência na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo
Autor(es): Souza, Adelson Elias de
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação inicial
Função social
Data do documento: 9-Jul-2013
Resumo: Desde o final do século XX muitas foram as mudanças verificadas na escola, essa realidade é fruto das próprias mudanças que ocorreram no mundo. A educação no Brasil, assim como o ensino de Geografia, tem se transformado significativamente, talvez não tanto quanto a sociedade atual exigiria, mas sem dúvidas, significativas. Também se modifica, seja por força das políticas públicas, seja por exigências da sociedade ou da própria ciência. A ciência geográfica avançou muito nos últimos anos, por isso, deveria ter contribuído mais para o seu ensino, mas isso é algo que a ciência não proporciona por si só. Enfocar a realidade escolar como um ponto fundamental para o desenvolvimento de uma nação é uma meta que deve ser buscada. Há uma grande carência educacional na instituição e a sociedade necessita de novas maneiras de enfrentar os problemas do ensino. Nesse contexto, o estágio Supervisionado é de fundamental importância na formação inicial do professor, pois para que possamos realizar um bom ensino é necessário que estejamos a par das condições e dos problemas enfrentados pela escola e pelos professores. Neste trabalho, discutimos as questões pertinentes ao estagio supervisionado realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, nos meses de fevereiro a dezembro de 2010. Essa escola localiza-se na cidade de Guarabira-PB, cidade do agreste paraibano. Nosso objetivo foi relatar a experiência desenvolvida no estágio, compreender as condições do ensino de geografia, os conteúdos e métodos usados pelos professores, como também, as condições físicas e materiais da escola. Os procedimentos se deram através de levantamento bibliográfico, trabalho de campo, observação, análise e participação na “Monsenhor Emiliano de Cristo”.
Descrição: SOUZA, A. E. de. Estágio supervisionado: uma experiência na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1007
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adelson Elias de Souza.pdfAdelson Elias de Souza3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.