Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10070
Título: Atividade antibacteriana do extrato hidroalcoólico da casca de Schinopsis brasiliensis frente a cepas de Escherichia coli de espectro estendido (ESBL)
Autor(es): Santos Neto, Moisés Guilhermino dos
Palavras-chave: Resistência bacteriana
Schinopsis brasiliensis
Escherichia coli ESBL
Data do documento: 9-Mai-2016
Resumo: O aumento da resistência bacteriana aos antibióticos convencionais e a procura por novos agentes terapêuticos com maior espectro de ação e menores efeitos colaterais e custos ao consumidor, tem despertado na comunidade científica o interesse por pesquisa de plantas com atividade antimicrobiana. A Escherichia coli produtora de betalactamases de espectro estendido (ESBL) tem sido discutida como uma bactéria de importância na clínica médica devido a sua alta resistência aos antibióticos convencionais. A Schinopsis brasiliensis Engl., popularmente conhecida como baraúna ou braúna, possui várias atividades medicinais, destacando-se a atividade antimicrobiana. Esse estudo testou o extrato hidroalcoólico da casca da referida planta sobre cepas de Escherichia coli ESBL. O extrato hidroalcoólico foi obtido no Laboratório de Farmacognosia e o mesmo foi testado no Laboratório de Microbiologia Básica, ambos na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O método de análise seguiu a técnica de “pour plate” em Agar pelo método de poço. O extrato hidroalcoólico da Schinopsis brasiliensis foi ativa contra a bactéria testada, apresentando ação antimicrobiana contra essas cepas de microrganismos resistentes e indicando uma alternativa futura no tratamento para as infecções causadas por tais bactérias.
Descrição: SANTOS NETO, M. G. dos. Atividade antibacteriana do extrato hidroalcoólico da casca de Schinopsis brasiliensis frente a cepas de Escherichia coli de espectro estendido (ESBL). 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10070
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moisés Guilhermino dos Santos Neto.pdfPDF - Moisés Guilhermino dos Santos Neto547.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.