Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10071
Título: | Uma abordagem introdutória de alguns conceitos e aplicações de nanotecnologia no Ensino Médio |
Autor(es): | Formiga, Marcos Alves |
Palavras-chave: | Nanotecnologia Nanociência Ensino de Física Aprendizagem de Ausubel |
Data do documento: | 30-Mar-2016 |
Resumo: | A física ensinada em muitas das escolas, em especial as públicas, deixa muito a desejar, quando se leva em consideração os avanços tecnológicos e científicos atuais. O fato, é que o ensino dessa disciplina, por muitas vezes, não aborda situações que aproximem os conceitos teóricos do cotidiano dos alunos. Isso faz com que a matéria não desperte interesse em grande parte dos alunos. Sendo assim , o objetivo desse trabalho foi fazer uma abordagem, de forma introdutória, sobre alguns conceitos e aplicações da nanotecnologia e , no ensino médio. A abordagem foi baseada na teoria de aprendizagem de Ausubel e aplicada a uma turma do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública. Seguindo os pressupostos dessa teoria, inicialmente foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios sobre o tema abordado; em seguida, foi ministrada uma aula com o tema proposto, levando em consideração, também, algumas indagações por partes de alguns alunos; após essas etapas, a fim de verificar se houve uma aprendizagem significativa, o questionário foi novamente aplicado. |
Descrição: | FORMIGA, M. A. Uma abordagem introdutória de alguns conceitos e aplicações de nanotecnologia no Ensino Médio. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10071 |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marcos Alves Formiga.pdf | PDF - Marcos Alves Formiga | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.