Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Gilvânia Alfredo da | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T11:57:17Z | - |
dc.date.available | 2016-06-15T11:57:17Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 363.728 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10077 | - |
dc.description | COSTA, G. A. Um estudo sobre a problemática do lixo numa Escola de Ensino Médio de Boa Ventura - PB. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A problemática ambiental abrange uma serie de questões de ordem politica social e econômica, e não apenas de ordem ecológica. Atualmente vem sendo estudado uma busca por inovações no ensino de química, buscando metodologias inovadoras e bem contextualizadas que possam fazer relações da construção de conceitos científicos em sala de aula com o cotidiano do aluno. A educação ambiental tem sido apontada como melhor estratégia para se alcançar uma transformação de hábitos na sociedade a fim de conscientizar as pessoas diante da problemática existente. Para alcançar uma sociedade sustentável é necessário que ensine os princípios básicos de uma sociedade ecologia. Com base nisso, a problemática do lixo vem sendo um dos fatores mais preocupante para a sociedade. Este trabalho apresenta a análise de uma sequencia ensino, dividido em cinco (5) momentos, fundamentada em uma pesquisa ação quanti – qualitativa. Desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Emília Diniz Alvarenga da cidade de Boa Ventura-PB, o percurso metodológico visa contribuir para que os alunos tenham consciência da problemática do lixo, incentivando-os a um posicionamento crítico acerca da situação ambiental na realidade local, buscando promover discussões, comentários e soluções para a problemática existente; características estas fundamentais para uma formação de indivíduos conscientes e críticos. Este trabalho tem a finalidade de vincular uma sequencia de ensino abordando a problemática do lixo urbano ocasionada pelo descarte inadequado desses materiais. Tendo como principal objetivo permitir aos alunos compreender o tema abordado de forma dinâmica e articulada, levando-os a tecer um olhar mais crítico e reflexivo de suas próprias ações e ao mesmo tempo ver-se com agentes de necessárias mudanças na resolução do referido problema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Lucena Trajano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Lixo Urbano | pt_BR |
dc.subject | Sequência de Ensino | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a problemática do lixo numa Escola de Ensino Médio de Boa Ventura - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gilvânia Alfredo da Costa.pdf | 9.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.