Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Gilvânia Alfredo da-
dc.date.accessioned2016-06-15T11:57:17Z-
dc.date.available2016-06-15T11:57:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.other21. ed. CDD 363.728-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10077-
dc.descriptionCOSTA, G. A. Um estudo sobre a problemática do lixo numa Escola de Ensino Médio de Boa Ventura - PB. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA problemática ambiental abrange uma serie de questões de ordem politica social e econômica, e não apenas de ordem ecológica. Atualmente vem sendo estudado uma busca por inovações no ensino de química, buscando metodologias inovadoras e bem contextualizadas que possam fazer relações da construção de conceitos científicos em sala de aula com o cotidiano do aluno. A educação ambiental tem sido apontada como melhor estratégia para se alcançar uma transformação de hábitos na sociedade a fim de conscientizar as pessoas diante da problemática existente. Para alcançar uma sociedade sustentável é necessário que ensine os princípios básicos de uma sociedade ecologia. Com base nisso, a problemática do lixo vem sendo um dos fatores mais preocupante para a sociedade. Este trabalho apresenta a análise de uma sequencia ensino, dividido em cinco (5) momentos, fundamentada em uma pesquisa ação quanti – qualitativa. Desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Emília Diniz Alvarenga da cidade de Boa Ventura-PB, o percurso metodológico visa contribuir para que os alunos tenham consciência da problemática do lixo, incentivando-os a um posicionamento crítico acerca da situação ambiental na realidade local, buscando promover discussões, comentários e soluções para a problemática existente; características estas fundamentais para uma formação de indivíduos conscientes e críticos. Este trabalho tem a finalidade de vincular uma sequencia de ensino abordando a problemática do lixo urbano ocasionada pelo descarte inadequado desses materiais. Tendo como principal objetivo permitir aos alunos compreender o tema abordado de forma dinâmica e articulada, levando-os a tecer um olhar mais crítico e reflexivo de suas próprias ações e ao mesmo tempo ver-se com agentes de necessárias mudanças na resolução do referido problema.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciano Lucena Trajanopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectLixo Urbanopt_BR
dc.subjectSequência de Ensinopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a problemática do lixo numa Escola de Ensino Médio de Boa Ventura - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvânia Alfredo da Costa.pdf9.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.