Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10082
Título: Nas tramas dos versos: a construção do herói João Pessoa na literatura de cordel nordestina (1928-1931)
Autor(es): Raposo, Thiago Acácio
Palavras-chave: Literatura de cordel nordestina
João Pessoa
Herói
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: Esta pesquisa propõe analisar a construção do herói João Pessoa na literatura de cordel nordestina, no contexto político da Paraíba do final da década de 1920 e começo de 30. Considerando que o cordel pode ser tomado como um jornal “popular” que circulava dentre os diversos grupos sociais no período, busca-se compreender como os textos poéticos o inscreveram naquele cenário de disputas políticas como o “defensor da moral e dos bons costumes” e como herói do povo. Esta imagem também ganhou novos contornos quando sua luta sai do mundo terreno e atingi outra dimensão do onírico. No diálogo com os leitores de época, os cordelistas recriam outras histórias para João Pessoa após sua morte, fazendo-o travar batalhas contra inimigos diabólicos. Atentos para a proximidade entre o discurso dos cordelistas e aquele produzido pela imprensa e historiografia oficial, faz-se necessário mergulhar nesse universo político do final da década de 30, onde uma “revolução” é posta em prática utilizando o assassinato de Pessoa como bandeira contra o governo federal, para entender de que modo os poetas populares observaram e registraram esse turbulento momento político, contribuindo, ao mesmo tempo, para a construção da imagem heroica do político. A presente proposta utiliza como aporte teórico-metodológico: Michel de Certeau e Roger Chartier e a historiografia relativa ao tema.
Descrição: RAPOSO, T. A. Nas tramas dos versos: a construção do herói João Pessoa na literatura de cordel nordestina (1928-1931). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10082
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Acácio Raposo.pdf749.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.