Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10084
Título: As origens da família Cunha Lima: sua representatividade política e social no brejo de Areia (1889-1930)
Autor(es): Lima Júnior, Gerson Paulino de
Palavras-chave: Cunha Lima
Areia
Representatividade
Poder
Oligarquia
Paraíba
Sociopolítica
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a trajetória política do Dr. José Antônio Maria da Cunha Lima, bem como a construção da sua imagem e dos seus descendentes dentro da vida social, cultural e econômica da cidade de Areia, no brejo da Paraíba. Com isso, tentamos apreender os sentidos e os múltiplos significados sociopolíticos subjacentes ao referido objeto de pesquisa. Serão observados o cenário, os atores que participaram do período em estudo, as narrativas e escritos achados desta época, a estratégia familiar que se tornou decisiva para a construção da imagem do “Doutor Cunha Lima” enquanto político, bacharel em Direito, senhor de escravos e herdeiro de um grande poder “econômico”. Nosso trabalho se insere teoricamente no enfoque da Nova História Política. Nesse momento, apropriamo-nos dos enfoques de Burke (1994); buscamos compreender a formação desse estudo biográfico a partir de Loriga (2010). A análise da construção da política oligárquica através das diversas famílias que dominaram o poder na Parahyba do Norte foi norteada por Lewin (1993). A representatividade política dentro da Paraíba, onde a família Cunha Lima surge como oligarquia no interior do Estado, foi elucidada com a contribuição de Gurjão (1999), e, partindo para o pensamento do momento vivenciado pelos políticos da tradicional prole dentro da cidade de Areia, baseamo-nos em Almeida (1980) para a compreensão da vida cotidiana deste município. Para a construção da narrativa, foram utilizadas algumas fontes, tais como jornais, fotografias, relatos escritos de familiares, análise de monumentos históricos da cidade de Areia, todas estas fontes utilizadas para analisar a representação política dos Cunha Lima e seus descendentes.
Descrição: LIMA JÚNIOR, G. P. de. As origens da família Cunha Lima: sua representatividade política e social no brejo de Areia (1889-1930). 2016. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10084
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerson Paulino de Lima Júnior.pdf4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.