Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10087
Título: Em busca da "paraibanidade": Celso Mariz e a construção da identidade sertaneja em Através do Sertão
Autor(es): Aquino, Viviane de Fátima
Palavras-chave: Identidade
Paraibanidade
Sertão
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: Os estudos sobre criação identitária na Paraíba que focalizam a retórica dos historiadores do IHGP partem da proposição de que a paraibanidade é fruto da conquista colonial, e tomam como pressuposto o espaço litorâneo, quando do processo de conquista do território da capitania real. A fundação da cidade de Filipéia de Na. Sa. das Neves e os acontecimentos nela havidos teria sido, assim, o epicentro da própria capitania, atuando como palco e como agente da simbologia identitária do paraibano. Tal enfoque, necessário dizer, obnubla as variadas frentes de colonização em ocorrência pelo interior da capitania na simbologia da criação identitária local, reforçando a cisão litoral/sertão tão presentes no pensamento social brasileiro do século XX, ancorados na dicotomia moderno/arcaico. Não obstante, é inegável ter sido a interiorização da capitania e da colonização do sertão temas demasiado importantes na constituição da narrativa daqueles historiadores, o que nos leva a indagar se a identidade paraibana teve sua criação fomentada na historiografia a partir, também, das demais microrregiões, consideradas sertões. Portanto, nossa investigação se pauta nos escritos de Celso Mariz em sua obra “Através do Sertão”, buscando compreender se as personalidades condutoras da formação da sociedade do interior da Paraíba não se constituiriam como tipos capazes de qualificar a identidade em criação e se o paraibano do interior seria apenas um reflexo de uma identidade criada a partir de um arcabouço histórico da ocupação colonial litorânea. Buscamos entender, em Mariz, se sua retórica escamoteia a tentativa de acrescer um lugar para si, o encaixe do “sertanejo” no mosaico identitário paraibano, fazendo emergir de seu texto a sensibilidade autoral ao representar seu próprio lugar.
Descrição: AQUINO, V. de F. Em busca da "paraibanidade": Celso Mariz e a construção da identidade sertaneja em Através do Sertão. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10087
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane de Fátima Aquino.pdf849.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.