Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10089
Título: Trajetos de vida, percursos da memória: história de professoras
Autor(es): Silva, Alianna Batista da
Palavras-chave: Docência
Mulher
Memória
Representatividade
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: Este trabalho se detém ao estudo da temática que envolve a história de vida de mulheres docentes dos anos de 1990 de Campina Grande, com o principal objetivo de compreender, a partir do diálogo entre História e Educação, a trajetória de vida de professoras campinenses através de suas memórias e representações do cotidiano escolar. Propomos articular as discussões entre gênero e docência na História da Educação através do trabalho com memória, prática docente e vida de professoras, uma vez que as experiências vividas reconstroem o passado ao tecer suas representações no presente. Discutimos sobre a história de vida de professoras campinenses a partir do campo da História Cultural, cujos conceitos trabalhados foram memória, representações, práticas culturais, identidade, gênero e educação, tendo como auxílio as principais contribuições teóricas de Chatier citado por Barros (2005), Certeau (2008), Hall (2006), Nora (1993), Foucault (2012) e Pedro (2005). A metodologia abordada foi a história oral temática, utilizando a trajetória destas docentes no contexto educacional. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras da disciplina de História do ensino básico da rede pública da cidade de Campina Grande, valorizando a importância destas discussões no campo da historiografia ao perceber, compreender e interpretar os sentidos que cercam as invenções culturais e sociais, em suas transformações, rupturas e continuidades no contexto histórico na percepção das subjetividades das mulheres docentes. Portanto, a perspectiva de relatos de vida de mulheres e sua relação com a docência proporcionam reflexões em torno de estudos e análises direcionadas para diversas formas de conhecimento na dinâmica da História.
Descrição: SILVA, A. B. da. Trajetos de vida, percursos da memória: história de professoras. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10089
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alianna Batista da Silva.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.