Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10091
Título: A fotografia como espaço de ensinar: memória e história do cotidiano de Lampião
Autor(es): Dantas, Marcia Cristina da Silva
Palavras-chave: Ensino de História
Fotografia
Lampião
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O artigo tem como tema o ensino de história através de recursos iconográficos, com o objetivo principal de promover a viabilidade da utilização da iconografia, neste caso a fotográfica, como recurso facilitador ao ensino da história. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa a partir da revisão bibliográfica e iconográfica por meio de fotografias do cotidiano de Lampião, suas vivências e práticas culturais, enquanto personagem histórico importante a ser estudado, de modo que tais estudos atestam a relevância da utilização destas fotografias no ensino da história em sala de aula, especificamente na educação básica, escopo deste artigo. O objetivo geral da nossa proposta foi analisar como a fotografia sobre o cotidiano e vivencias de Lampião, possibilita uma outra visão do cangaceiro à luz de suas práticas culturais. Para fundamentação teórica, foram relevados os estudos de representação, memória, história cultural, métodos iconográficos propostos por Chartier (1987), Ferro (1978), Hobsbawm (1975), Burke (2004), Le Goff (1984), Pesavento (2008), Bittencourt (2008) e Mello (2010), respaldando assim, a estrutura deste trabalho no que tange à afirmação da utilização da fotografia e sua significância como recurso metodológico aceitável ao ensino da história. Em um ambiente onde especula-se que a disciplina de história é decorativa, enfadonha e que desperta pouco interesse nos alunos, a utilização da representação fotográfica pode ser apresentada como uma alternativa de ensino atrativo que desperta o empenho e curiosidade pela aprendizagem.
Descrição: DANTAS, M. C. da S. A fotografia como espaço de ensinar: memória e história do cotidiano de Lampião. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10091
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcia Cristina da Silva Dantas.pdf689.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.