Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10092
Título: A participação da mulher: contra a ditadura militar na Paraíba e em Campina Grande (1964-1985)
Autor(es): Pedroza, Elizabete Bezerra
Palavras-chave: Mulher
Ditadura militar
Paraíba
Campina Grande
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: O objetivo desse artigo é investigar a atuação de algumas mulheres na luta contra a ditadura civil - militar no Brasil, especificamente na Paraíba e na cidade de Campina Grande no período de 1964-1985. Num período em que a atuação feminina no campo político era bastante restrita, analisar a participação da mulher na luta contra a ditadura militar poderia vir a ser um trabalho um tanto árduo, principalmente no que diz respeito à Paraíba e a Campina Grande, constatando que a sociedade existente na época era bastante patriarcal e conservadora e os atributos femininos resumiam-se basicamente aos afazeres domésticos, isso é, casar e ter filhos. Entretanto o que constatei é que a participação da mulher na luta contra esse regime ditatorial não foi tão sem importância assim como podem pressupor e o que ficou evidenciado é que muitas delas fizeram parte da luta armada sim e em especial a Paraíba como em Campina Grande a participação da mulher foi bastante significativa. Relatei como foi ser mulher e militante na Paraíba e especificamente em Campina Grande. O que faziam, como viviam, e o que achavam do atual momento em que o Brasil se encontrava. Ao ler tal estudo muitos podem fazer o seguinte questionamento: quais as razões que levaram tais mulheres a fazerem parte desse movimento? O que as moviam? Essas mulheres lutavam contra um governo, ditador e arbitrário, queriam a redemocratização do país e outras simplesmente almejavam melhorias para seus familiares, companheiros e companheiro de trabalho com a utopia de uma sociedade igualitária.
Descrição: PEDROZA, E. B. A participação da mulher: contra a ditadura militar na Paraíba e em Campina Grande (1964-1985). 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10092
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabete Bezerra Pedroza.pdf957.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.