Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10093
Título: A oralidade como construtora de memórias e identidades
Autor(es): Sousa, Janekelly dos Santos
Palavras-chave: Oralidade
Memória
Identidade
Data do documento: 2-Mar-2016
Resumo: O presente artigo analisa a construção de memórias e identidades a partir da oralidade. Discute que tanto as memórias quanto as identidades são plurais e que estão em processo de elaboração, sendo construídas e reconstruídas constantemente. A proposta é compreender que as narrativas orais, mesmo sendo fontes históricas, constroem memórias e identidades que não são sólidas/cristalizadas, embora revelem um caráter mutável, o que as diferenciam das fontes escritas. O artigo tem como objetivo geral refletir sobre a oralidade no campo da pesquisa histórica articulada às discussões sobre memórias e identidades. Nesta pesquisa, foram trabalhados conceitos como memória, identidade e oralidade. A partir de autores como Halbwachs (2003), Pollak (1992) e Reis (2010), foi possível compreender acerca da memória e sua relação com a história. Bauman (2005), Rocha (2012), Hall (2006) e outros contribuíram para a reflexão em torno da pluralidade das identidades. Ricouer (1994), Borges (2005) e Alberti (2005) trouxeram entendimentos voltados à narrativa oral, resultando numa pesquisa de cunho bibliográfico. O artigo em questão problematizará de que maneira é possível discutir a oralidade enquanto construtora de memórias e identidades no campo historiográfico e as contribuições das narrativas orais para pensar os sujeitos e suas identidades.
Descrição: SOUSA, J. dos S. A oralidade como construtora de memórias e identidades. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10093
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janekelly dos Santos Sousa.pdf672.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.