Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10113
Título: Relações intersubjetivas no ensino de Filosofia
Autor(es): Pereira, José Carlos
Palavras-chave: Ensino de Filosofia
Intersubjetividade
Filosofia contemporanea
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho oferece um entendimento do Eu a partir da relação de encontro intersubjetivo com o Outro, isso na concepção filosófica de Emmanuel Levinas, a partir do ensino de filosofia. O filósofo contemporâneo apresenta uma compreensão do Eu no processo de construção e de encontro com o Outro e na descoberta do Outro como o Outro. Destaca-se, desta forma, a suma importância do Outro para a construção existencial do Eu existente. Temos, pois, um discurso sobre a alteridade, ou seja, de relações intersubjetivas alicerçadas no entendimento do Eu com o Outro a partir do encontro. Um termo particular, nesta compreensão do Eu, é o Rosto: termo preciso e decisivo, que traduz o Outro, mas o Outro em sua infinição e na expressão de alteridade sociável e de entendimento recíproco com o Eu que se percebe como tal. O Rosto do Outro é o que direciona, orienta e aponta novos caminhos educacionais. O Rosto fala ao Eu-educador, e com isso proporciona um encontro animador. Pois, sem o Outro-educando o Eu-educador perderia toda a potencialidade criativa do ensinar, e ao mesmo tempo de aprender.
Descrição: PEREIRA, J. C. Relações intersubjetivas no ensino de Filosofia. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10113
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos Pereira.pdf403.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.