Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10113
Título: | Relações intersubjetivas no ensino de Filosofia |
Autor(es): | Pereira, José Carlos |
Palavras-chave: | Ensino de Filosofia Intersubjetividade Filosofia contemporanea |
Data do documento: | 20-Mai-2016 |
Resumo: | O presente trabalho oferece um entendimento do Eu a partir da relação de encontro intersubjetivo com o Outro, isso na concepção filosófica de Emmanuel Levinas, a partir do ensino de filosofia. O filósofo contemporâneo apresenta uma compreensão do Eu no processo de construção e de encontro com o Outro e na descoberta do Outro como o Outro. Destaca-se, desta forma, a suma importância do Outro para a construção existencial do Eu existente. Temos, pois, um discurso sobre a alteridade, ou seja, de relações intersubjetivas alicerçadas no entendimento do Eu com o Outro a partir do encontro. Um termo particular, nesta compreensão do Eu, é o Rosto: termo preciso e decisivo, que traduz o Outro, mas o Outro em sua infinição e na expressão de alteridade sociável e de entendimento recíproco com o Eu que se percebe como tal. O Rosto do Outro é o que direciona, orienta e aponta novos caminhos educacionais. O Rosto fala ao Eu-educador, e com isso proporciona um encontro animador. Pois, sem o Outro-educando o Eu-educador perderia toda a potencialidade criativa do ensinar, e ao mesmo tempo de aprender. |
Descrição: | PEREIRA, J. C. Relações intersubjetivas no ensino de Filosofia. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10113 |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Carlos Pereira.pdf | 403.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.