Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10114
Título: O conceito de emancipação humana na perspectiva de Theodor Adorno e Ivo Tonet
Autor(es): Lira, Ana Paula de Brito
Palavras-chave: Emancipação humana
Educação
Cidadania
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Este trabalho expõe as concepções de emancipação humana de dois autores; Theodor Adorno e Ivo Tonet. O trabalho foi realizado mediante leitura das obras Educação e Emancipação de Theodor Adorno e Educação, Cidadania e Emancipação Humana de Ivo Tonet. Esses autores se mostram preocupados com a situação social de seu tempo e buscam entender os pressupostos sociais que a sustenta. Adorno apresenta a ideia de emancipação humana por meio da cidadania e da democracia, fortalecidas através das lutas sociais. Tonet defende a ideia de que a cidadania e a democracia não dá conta da emancipação humana, que é no máximo emancipação Política, oriunda da sociedade capitalista. O seu estudo sobre emancipação humana, parte da perspectiva da ontologia do ser social de Marx, que se preocupa com a autoconstrução humana, através do trabalho associado, que consiste na livre associação dos homens para produzirem os bens a serem consumidos em comum. Ao final desse estudo apresentaremos a convergências e as divergências entre os autores e os caminhos da educação que de fato possa emancipar o ser humano.
Descrição: LIRA, A. P. de B. O conceito de emancipação humana na perspectiva de Theodor Adorno e Ivo Tonet. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10114
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula de Brito Lira.pdf654.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.